top of page

Cistos mamários: devo me preocupar?

Em geral: NÃO! Mas devemos lembrar que qualquer alteração mamária deve ser avaliada pelo ESPECIALISTA EM MAMAS: para definir risco e o seguimento adequado.

Os cistos são lesões de conteúdo líquido em sua maior parte. Eles podem ter algum conteúdo sólido, sendo chamados de cistos complexos; nesses casos pode haver necessidade de realizar biópsia por agulha grossa para a investigação.


A maior parte dos cistos mamários são definidos como CISTOS SIMPLES, que lembram BEXIGAS cheias de água dentro das mamas. Quando eles crescem, na forma de macrocistos, podem se apresentar como NÓDULOS/CAROÇOS palpáveis ao exame físico.


Os cistos grandes podem gerar dores intensas, levando à indicação de punção alívio.


E como funciona?


Solicitamos uma punção aspirativa por agulha fina (PAAF), guiada por ultrassom, e realizamos a aspiração de todo o líquido dentro da bexiga (cápsula do cisto). Desse forma, a paciente sente o local murchar na mesma hora, juntamente com o alívio da dor e desconforto.


Se o líquido coletado não tiver aspecto suspeito podemos descartá-lo, ou fazer uma análise de células, chamada citologia.

Commenti


bottom of page